Entre os dias 5 e 29 de julho, quem estiver em São Paulo pode assistir à 12ª edição do Festival de Teatro de Bonecos, que acontece sempre de quinta a domingo, às 17h.

O grande destaque é companhia portuguesa Beto Hinça Teatro de Marionetes, que já se apresentou em países como França, Itália e Espanha e desembarcou no Brasil especialmente para trazer ao público a peça Araújo e Ofélia. A narrativa traz as várias fases da vida de um casal que se conhece na infância, namora na adolescência, separa-se na idade adulta e se reencontra no fim da vida.

As diversas regiões do País também trouxeram na mala seus espetáculos e tradições. No espetáculo Os Meninos Verdes, a Cia Voar Teatro de Bonecos usa atores e bonecos para representar todo o lirismo da escritora goiana Cora Coralina.

Já de Belo Horizonte, o grupo Aldeia Teatro de Bonecos mistura música, dança e vários ritmos no espetáculo Bonecas, que mostra culturas de diversas partes do mundo.

A Cia de Bonecos também tem espaço garantido. Como adestrar uma pulga? É possível fazê-las pular de trampolins, andar na corda bamba e até ser atirada de um canhão? É isso que o grupo vai mostrar em Circo de Pulgas, peça baseada em histórias europeias do século 18.

Além dessas apresentações, também é possível ver de pertinho uma exposição de bonecos, como marionetes e fantoches, alguns vindos da Índia e do Vietnã, e outros que fazem referência a personalidades como Monteiro Lobato, Cecília Meirelles e Leonardo da Vinci. A exposição funciona de segunda à sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h.

O quê: 12° Festival de Teatro de Bonecos e Exposição de Bonecos
Quando: de 05 a 29 de julho
Quanto: grátis
Onde: Shopping Jardim Sul (Av. Giovanni Gronchi, 5.819, São Paulo)

Tati Arcolini (230 Posts)

Tati Arcolini adora o sol, uma rede estendida sob as árvores e o vento que mexe os cabelos. Mas suas grandes inspirações mesmo são Cauan e Lucca, meninos felizes!